1 2 3 4

Dicas para escrever um livro.

Eu sempre me dei super bem com as palavras. Quando me mudei para o Rio de Janeiro, foi uma fase bem difícil de adaptação, pois, eu só tinha 12 anos! Então, eu não tinha muitas amigas, o que me deixou uma única solução: Virar BFF das palavras! Sempre que ficava chateada, escrevia. Se estava feliz, escrevia. E com isso peguei o hábito da escrita e sempre eu escrevo me sinto aliviada. Com essa minha enorme paixão por palavras, eu decidi que vou ser jornalista, de uma revista, jornal ou site, não importa, o que importa é eu escrever. Também sonho em escrever um livro. E como eu quero tornar estes sonhos realidade, comecei a pesquisar dicas e passos para começar a escrever um livro, e quis dividir com vocês!


Antes de escrever: 



  • Leia! Quanto mais você ler, mais você conhece as palavras, expressões e formas de falar! E atenção, quando estiver lendo preste muita atenção na forma como o autor descreve as coisas, o momento e tudo isso. Preste mais atenção na parte técnica do livro! 
  • Determine seu publico. Quem você vai querer que leia seu livro? Crianças? Adolescentes? Adultos? Idosos? isso é muito importante, pois para cada uma "faixa etária" tem uma forma de se expressar e falar. 
  • Qual vai ser a historia? Depois que decidir qual vai ser seu pulico, comece a pensar em uma historia que vá agrada-los. Pense logo nos personagens, quais vão ser os coadjuvantes e os principais, as funções dele, pense em alguns conflitos e o clímax. Conforme for escrevendo vai elaborando mais as coisas, mas pelo menos tenha algumas bases do que vai acontecer. 
  • Elabore seus personagens. Comece elaborando os principais, as características físicas, as coisas que gosta, humor, personalidade, e todas estas coisas. Muitos autores se inspiram em alguns artistas que eles admiram, você pode fazer isso também, só tome cuidado para não fazer um "clone" de tal artista! 
  • O lugar. O lugar onde você vai escrever é muito importante, principalmente nos momentos em que a inspiração vai dar um voltinha... No lugar que for escrever, adicione objetos que te inspiram, musicas que te fazem pensar em diálogos e te faz dar aquela "viagem"! 

Quando começar :


  • Quando começar a escrever, preste atenção nos detalhes! Escreva os pontos mais importante, para não se esquecer quando chegar no final. Todas as informações precisam ser checadas, datas, horários, lugares... Cuidado com o estrangeirismo, ele é um grande problema, ainda mais se você nunca foi para o lugar. 
  • Comece a pensar mais para frente! Depois de escrever os dois primeiros capítulos, tenha uma base do que vai acontecer nos próximos 5. Pode ser organizados por tópicos, e não precisa ser nada muito elaborado, deixe isto para a hora que estiver escrevendo. 
  • Você tem que dar o seu melhor. Como alguém vai confiar em seu trabalho, se você mesmo não confia? Eu cheguei a escrever 3 ou 4 capítulos, para chegar em um que eu tive certeza que foi o perfeito, o melhor que eu podia fazer, não tenha medo de apagar e começar de novo, a pressa é inimiga da perfeição e a pratica leva a perfeição! Não se esqueça disso! 
  • Releia tudo. Sempre que escrever um capitulo releia ele, mude pontos em que não gostou ou até uns erros que cometemos sem perceber.

Quando terminar:


  • Assim que você acabar de escrever o livro, releia ele! Não importa o tempo que vá demorar. Releia cada pedaço e veja onde tem erros, que muitas vezes se passam despercebidos nos nossos olhos. 
  • Comece a mostrar para pessoas o seu trabalho. Claro que você pode mostrar aos seus amigos mais próximos quando estiver escrevendo. Mais assim que tudo estiver pronto, comece a mostrar aos outros, mostre algumas frases soltas, o primeiro capitulo, conte sobre sua historia. 
  • Depois que você escreveu tudo, sua intenção é publica-ló não é mesmo? Então, procure uma editora, encontrar uma editora é uma coisa muito difícil, então tenha calma e paciência!
  • Se você não conseguir uma editora você pode fazer publicações independentes, muitos autores fazem isso no inicio, e depois de um tempo, quando começam outro livro, uma editora se interessa! Você pode vender seu livro pela internet e muitas outras formas. 
  • Se você não tem dinheiro suficiente para um publicação independente, pode tentar vende-lo em e-book! É mais difícil, já que tem muito mais leitores que preferem livros físicos, mas não se esqueça de que os e-books estão cada vez mais em alta! 

Pessoal, estas foram algumas dicas que eu peguei em vários sites, mas todas foram digitadas por mim, pois eu odeio copiar e colar postagens de outros blogs e sites, até por que se fosse para fazer isto era bem melhor eu pegar e colocar o link para vocês irem direto para o site né?! Outras dicas foram de algumas autoras que eu também copiei com minhas palavras. Espero que tenham gostado e que a postagem tenha ajudado! Beijinhos beijinhos e até mais!


24 comentários:

  1. Faço isso quando escrevo meus romances,só um pouco diferente,coloco meus sentimento nas paginas.

    Beijos e visite
    http://livrosegostos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gata, primeiramente muuuito obrigada por colocado essas dicas aqui, pois não achei em lugar nenhum!
    Muito bem explicado, parabens.
    Eu quero muuuito escrever um livro, ou melhor vários e tenho histórias diferentes na minha cabeça para dois tipos de publico: infatil e juvenil. O infantil é uma história mágica, cheia de coisas legal que até eu com quase 18 viajo quando leio alguns trechos e o juvenil é um conto de terror, mas nada muito pesado. Tem suspense, terror, um romance entre o casal protagonista e aquele ar de misterio.
    A ideia do ebook é muito boa, ainda mais que não tenho dinheiro para fazer uma produçao independente, mas mesmo assim tem muitos leitores que preferem os livros fisicos.
    Antes de correr atras da publicação, vou dar uma revisada nos textos e abusar da minha criatividade, ler, reler enfim deixar o maximo que eu puder!

    Mais uma vez, obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. QUERO MUITO escrever um livro, aliais varios e com estas dicas não ira ficar dificil. Obrigada.

    Jeito Moleka

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito interessante seu blog, eu adorei o post, eu quero começar a escrever também... Parabéns eu adorei tudo, estou te seguindo e vou dar mais voltas pelo seu blog rsrsr bjosss www.carolmello.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal a postagem, não tenho vontade de escrever um livro mas adorei a ideia do post, bem diferente e com certeza pode ajudar muita gente rs
    adorei seu blog (:

    Seguindo, visita? somecharm.blogspot.com.br
    Bj, Jé

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, obrigada!

    http://prasempredezoito.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a postagem , alias adoro suas postagem, já é o terceiro dia seguido que visito, e adoro de verdade, espero sua visita no meu também. Bjs Alexia
    http://mylifeandyourworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gessica fico feliz de saber sobre estes seus projetos e que de alguma forma o meu blog está ajudando você e seus projetos, muito feliz mesmo! De nada Karina, torço para que você consiga escrever muitos livros! Que felicidade em saber disto Danielle, você vai ser sempre bem vinda aqui e volte sempre! Sei como é isso Jade, também faço muito isso!
    Muito obrigada pelo carinho pessoal, vocês são uns amores, adoro receber comentários assim, pois, são estes comentários que me incentivam a seguir em frente com o blog! É muito bom saber que vocês gostam das postagens!

    ResponderExcluir
  9. Quando eu era pequena, eu queria muito escrever livros. E até hoje eu tenho vontade! O seu post me ajudou muito mesmo, e sei que vai ajudar as pessoas que também sonham em fazer um livro, Obrigada! s2

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu leio seu blog as vezes, e quero dizer muito obrigada! Eu vou fazer um livro para a escola( alias ja devia ter começado a fazer), mas estava com muitas devidas e esse texto me ajudou bastante! Uma das coisas que ja sabia q teria de fazer( e adoro fazer) é ler! Normalmente eu não tenho muito tempo pra ler, mas estou aproveitando minhas ferias para isso, aliás ja li dois livros essas ferias, e agora estou começando outro!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoroo escrever! Mas acho que escrever um livro é algo de extremo esforço, e não é para mim, de certa forma. Já imaginei diversas vezes situações do tipo, mas sempre tem aquele ar de dúvida, sabe? Acho que a minha idade também não ajuda, mas é sempre bom ler algo para melhorarmos ainda mais.
    Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  12. Eu amo escrever e tenho um sonho de poder escrever um e com suas dicas quem sabe eu possar vira uma grande escritora hahahaha
    http://anneevan.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Aléxia, também me uni muito as palavras como forma de me aliviar. Gostei tanto, que acho que é amor eterno. rs

    Já comecei três livros e ainda não tive tempo de terminar nenhum, infelizmente. Mas, pretendo um dia, quando isso acontecer, acho que suas dicas serão úteis. rs

    Obrigada por elas.

    Convido você a conhecer meu universo de palavras, o Pequena pra quem vê, gigante pra quem ama.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Eu também quero ser jornalista por causa da escrita <3 Tenho vários projetinhos de livros, mas é muuuuito difícil levá-los para frente. Toma muito tempo. Mas um dia vai hahahah Gostei muito das suas dicas e deu pra perceber que vc escreve muito bem! Parabéens!

    rascunhosecaprichos.blogspot.com.br
    beeijos

    ResponderExcluir
  15. Muito legal as dicas!Quando era adolescente tinha vontade de escrever um livro, depois a vontade foi passando...escrever realmente é muito bom, é uma outra forma que a gente tem de expor nossos sentimentos e opiniões.

    ResponderExcluir
  16. Era tudo o que eu precisava *O*
    Tentei vááárias vezes começar alguma coisa, sempre bem diferentes umas das outras, mas eu sempre paro. Acho que é porque eu crio personagens antes de criar a própria história.
    Bom tutorial, vou seguir e depois volto pra contar o resultado!


    Aqui, to aqui para te apresentar o grupo Cereja Rockers(https://www.facebook.com/groups/cerejarocks), onde as meninas estão trocando links só com gente que tem interesse mesmo e criando uma amizade bem legal. As regras de organização não deixam que ninguém fique de fora, faz com que todo mundo veja todos os links. Bem melhor do que jogar seu link ao vento, não é?
    Não sou adm nem nada assim, mas acho que seria bom para todo mundo se eu ajudasse a divulgar. Espero que não tenha te incomodado, achei que você podia se interessar.


    Qualquer coisa, pode me encontrar no http://josyarr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa, amei o post! Eu amo ler, não sei se conseguiria escrever um livro, mas tenho muita vontade, aliás, vou fazer isso um dia. Sua dicas ajudaram muito, parabéns!

    www.alinenicomedio.com.br

    ResponderExcluir
  18. Escrever realmente nos ajuda a colocar os pensamentos no lugar, principalmente os sentimentos que são sempre tão confusos dentro da gente. Adorei as dicas que você deu para escrever. Afinal, até os pensamentos precisam ser organizados!

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Aléxia,

    gostei muito do seu post, as dicas para escrever um livro são ótimas! E parabéns pelo blog, é muito fofo!!!
    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/!!!

    Abraços e boas leituras!

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post, ótimas dicas. Seu blog é lindo, quem sabe um dia eu chego lá haha
    http://bibliotecadaminhavida.blogspot.com.br/
    beijosss

    ResponderExcluir
  21. Me ajudou muito esse post, comecei a escrever um livro ano passado e parei porque não tinha essa organização.
    Você me deu ótimas dicas, para poder continuar ou começar de novo!

    Beijos!
    Prioridades Femininas

    ResponderExcluir
  22. Eu comecei a escrever um livro no começo do ano, mas como sou perfeccionista demais, nunca consigo terminar, é realmente um saco. Fico empacada no capitulo e nunca fica do jeito que eu quero. Mas eu AMEI essas dicas! Até me inspirei a voltar a escrever haha
    Eu comecei a fazer cursinho no começo do ano, mas era puxado demais pra mim! Eram 10 horas de estudo por dia! Ai desisti do cursinho e comecei a estudar pela internet. Gosto bastante de uma video-aula chamada Aula Livre, foi o melhor que já vi..

    http://www.raiannymartins.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi,tudo beem?Eu ameei o layout daqui,super fofo <3
    Ah,eu escrevi um livro faz pouquinho teeeempo e foi bem complicado.Não é simplesmente escrever e pronto,precisa de estrutura, de preparação,de tudo.Mas no final,o resultado é mega prazeroso *___*

    Eu amei as dicas meesmo assim.
    beeijinhos.
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, muito obrigada por todos os comentários super construtivos, obrigada pelo carinho e pela interação de vocês com a postagem. Fico muito feliz em saber que ela tem sido util para vocês ♥_♥

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design