1 2 3 4

Resenha: O menino do pijama listrado.


Ultimamente eu tenho lido bastante, dois livros por semana, e para aproveitar o embalo decidi colocar em minha lista um livro que eu já tenho enrolado muito para ler: O menino do pijama listrado. Já faz meses e meses que eu baixei o livro no tablet, até tentei ler uma vez, mas acabou surgindo outro livro que me chamou mais a atenção e deixei ele de lado. Agora, retomei a leitura e gostei.

Sinopse - O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Confesso que não vi nada demais no livro. O livro é narrado por terceira pessoa, mas a pessoa que recebe o destaque é o Bruno, um menino de 9 anos. Eu achava que ele fosse mais esperto, mas ele é uma criança de 9 anos normal, com os pensamentos de uma criança normal. O livro é pequeno, talvez por isso que eu não desisti de ler e também pelo fato que eu estava muito curiosa para saber o final.

O final foi algo que eu realmente não esperava, me surpreendeu. Eu sabia que algo muito triste aconteceria, mas eu não imaginei que fosse desta proporção. Talvez se o pai do Bruno tivesse conversado mais com ele e dado algumas explicações, o final poderia ser diferente.

Na maior parte eu fiquei muito chocada com a frieza que tinha naquela época, crianças inocentes tendo que pagar por ser judeus, não só crianças, adultos, idosos e todo mundo que era desta religião. Foi uma época bastante triste. Passou até pela minha cabeça que isso nunca aconteceu, de tão cruel que é. 

O que eu não gostei é que tudo ficou muito escondido, você tinha que se esforçar um pouco para entender certas coisas, principalmente o que aconteceu no final. Para quem quer saber mais sobre o nazismo, eu não aconselho este livro, pois ele não tem explicações mais explicitas. Gostei do livro, mas não gostei muito. Minha nota é 3 estrelas.


Espero que tenham gostado da resenha, até o próximo post, um super beijo.

4 comentários:

  1. Eu Já assisti ao filme! É lindo e triste! :(
    Mas gostei!

    http://pequenamenina31.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já vi o filme. Adorei, porém o final é triste :(

    http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi o filme e me emocionei bastante, agora o livro você não é a primeira que eu vejo falar que ele não é lá tudo isso
    http://altoseebaixos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu ja assisti o filme e amei o livro ainda não li. Tenho vontade.
    Seguindo aqui
    Bjus

    Blog: http://geriferreira.blogspot.com.br/
    Fan page: https://www.facebook.com/geriferreira.blogspot.com.br?

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design