1 2 3 4

Sobre o curso: Jornalismo


Olá meninas! Já faz maior tempão que estou querendo fazer esse post e só agora tive coragem suficiente! Vocês já devem saber que eu quero ser jornalista, né? E de uns tempos para cá eu tenho pesquisado muito sobre o curso e conversado com outras blogueiras que fazem esse curso -vocês não imaginam o tanto de blogueiras que faz jornalismo!- e então eu decidi mostrar a vocês também e fazer uma mini entrevista com duas blogueiras que estão estudando jornalismo.

Sobre o jornalista:

Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens. (Fonte: Guia do estudante)

Tem como ser jornalista sem fazer a faculdade de jornalismo? 


Tem muitas pessoas que são jornalistas mas que fizeram faculdade, por exemplo, de moda, economia, biologia ou até mesmo publicidade! Claro que em um curso de moda você não aprenderá o que você vai aprender em jornalismo, mas, dependendo da área, tem como ser jornalista mesmo tendo feito outra faculdade. 

O bacana do jornalismo é que você pode escolher uma função para trabalhar. Por exemplo, pode ser fotografo jornalistico, que é quem tira as fotos para ilustrar as matérias. Outra coisa bacana é que tem vários veículos de comunicação onde se pode trabalhar: televisão, rádio, jornais, revistas e sites. 

O curso: 

As disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Matérias específicas também compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e on-line, rádio e TV. Na grande maioria das escolas, o curso é oferecido como habilitação do curso de Comunicação Social. Os alunos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para receber o diploma. Já o estágio, embora não seja obrigatório, é recomendável, pois pode abrir portas no mercado de trabalho. Duração de 4 anos. (Fonte: Guia do estudante)

Agora vamos as mini-entrevistas:


- Há quanto tempo faz jornalismo? 
Estou no quinto semestre do curso (terceiro ano).

- Por que escolheu seguir essa profissão? 
Escolhi Jornalismo porque sempre gostei muito de contar histórias, de escrever e de observar o mundo. Gosto muito de conversar, de fotografar, também. Para mim, essa área tem tudo a ver comigo!

- Teve medo ou ficou em duvida se era a opção certa ou não? 
Sim, e isso ocorre até hoje! Geralmente, acontece quando estou em um desafio ou passando por um obstáculo. Aí, quando faço uma matéria que me faz bem ou alguém gosta, acabo vendo que é neura minha. 

- O que é o mais legal sem ser estudante de jornalismo e o que é mais chato. 
O legal é poder conhecer novas histórias, novas pessoas e novas realidades, algumas até bem opostas a sua. O mais chato é a falta de tempo, mesmo. A faculdade e a profissão são bem corridas. Tem que gostar muito!

- Fala um pouco do curso. 
O curso é bem puxado, pois temos muitas matérias práticas, principalmente no terceiro ano. Mas acredito que consegue mostrar os lados que o Jornalismo pode nos levar. Onde faço, por exemplo, temos disciplina de jornal impresso, revista, internet, assessoria de imprensa, televisão e rádio. O legal é que podemos ter contato com todas elas e até descobrir onde queremos trabalhar, o que mais gostamos, etc.


-Há quanto tempo faz jornalismo?
  Estou no quinto período, então tem um pouco mais de dois anos que estou cursando.

-Por que escolheu seguir essa profissão? 

Eu sempre gostei de escrever e, por indicação de uma professora que leu uma das minhas crônicas postadas no blog, resolvi seguir para esse lado, pois sempre fui apaixonada por palavras e em como as pessoas podem se identificar com as coisas que eu escrevo.

-Teve medo ou ficou em duvida se era a opção certa ou não? 

Sim, até hoje ainda me questiono às vezes, rs. Meu sonho é ser escritora e sei que esse curso abre portas, além de trabalhar bastante a minha escrita. O que me cativa é o fato de que o jornalismo é muito amplo, então dá pra se aventurar em diversas áreas de uma mesma profissão e ver o que mais se encaixa com a minha personalidade e objetivos.

-O que é o mais legal sem ser estudante de jornalismo e o que é mais chato.

 - O mais legal é poder conhecer mais sobre televisão, rádio, cinema, jornal impresso... você absorve um pouco de cada coisa e adquire uma nova visão sobre o mundo e si mesmo. O mais chato é que não pode ter vergonha, haha. Você vai gravar voz, imagem, escrever, falar na frente de muita gente... eu precisei perder um pouco da timidez que eu tinha e ainda estou trabalhando nisso. 

-Fala um pouco do curso. 

- O curso de jornalismo é bem abrangente. Eu me encaixei mais na parte de escrita, elaboração de textos e pautas, e descobri meu amor pela fotografia (que decidi aperfeiçoar com um curso fora da faculdade). Tem quem prefira se aventurar como radialista ou repórter, o que também é bem legal mas não é a área de que desejo seguir. Além disso, você vai estudar história, filosofia, comunicação de massas, economia e mais um monte de coisas que complementam seus conhecimentos gerais. É um curso muito diversificado e interessante!

Hey meninas, esse foi o post de hoje e espero que vocês tenham gostado e que o post tenha esclarecido suas duvidas! Para verem os blogs das entrevistadas é só clicar nas fotos delas! Um super beijo, deixe seu comentário e até o próximo post! 



16 comentários:

  1. Thaíis, eu não sabia que você fazia jornalismo! (seu eu vi em algum lugar,a cabei esquecendo :x)

    Eu fiz metade do curso e depois desisti, não era para mim. Mas espero que você esteja curtindo e se encontrando no jornalismo :)

    Beijos!!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  2. É realmente um curso interessante, mas não é minha praia hehe.
    beijos,

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oshe, eu achava que precisasse de faculdade, até me interessei por jornalismo, brincadeira, por enquanto deixa eu sendo blogueira !

    Beijos, @ThiffanyFontes
    thiffanyfontes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sonho em seguir a area de jornalismo em moda!
    Adorei o post ♥
    Beijos, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu queria ser jornalista, também. Mas, como eu gosto de dar opiniões e a profissão me impede de fazer isso, acabei desistindo e decidi fazer a faculdade dos meus sonhos: medicina! :) Tem post novo lá no Blog, já viu? Passa lá e comenta o que achou! Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, incrivel! Eu estou apenas no meu primeiro semestre de Jornalismo e já estou amando tudo, mas to morrendo de ansiedade pra chegar nas aulas práticas de rádio, TV, fotografias. KKKKKKKKKKK Espero que você se dê bem quando chegar na sua vez.

    http://howltothehell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Post super interessante, também como você amo pesquisar sobre minha futura profissão e conversar com as pessoas que já estão nelas.. Espero que você seja uma jornalista de muito sucesso... Sem dúvidas será.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Também faço jornalismo, e amo! Desde pequena sempre quis o curso!
    Dá uma espiadinha lá no meu blog! unhasdobrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ano que vem pretendo cursar jornalismo, :3, simplesmente nasci pra esse curso kkk adorei seu post, foi muito informativo :D

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, também já quis fazer faculdade de jornalismo, mas já mudei de ideia kkkk
    Mas sabe o que é legal, criar um jornal da sua cidade, você pode pegar os alunos que faz o mesmo curso que você pra criar uma equipe, e sempre que tiver um acontecimento na cidade, ir alguém fotografar, pegar depoimentos... enfim, fazer um jornal mesmo. :D
    Vi que você esta lendo Diário de Anne Frank, nossa esse livro é perfeito, já li ele :)
    E você já conheceu a Paula Pimenta? Nossa que ótimo. Ela já veio aqui em Brasília, mas não fui em nenhum lançamento :'( mas se ela voltar a vir, com certeza iria lá conhece-la pessoalmente.

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. eu já quis fazer jornalismo, durante muito tempo mesmo hahah mas eu me apaixonei pela produção de moda. Quem sabe minha pós graduação seja em jornalismo né? hahaha

    beijos, Lolla

    vivalavidalolla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que post ótimo. Jornalismo parece ser bastante bom, mais não é o que quero cursar. Penso em psicologia, nutrição, mais ainda não sei bem.

    ResponderExcluir
  13. já tive vontade de fazer jornalismo, mais depois vi que não combinava muito comigo ^^

    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Se você quer ser uma blogueira mesmo, faça jornalismo -Palavras da minha mãe-. Imagino que tenha muitas blogueiras que cursa jornalismo. Mas, acho que Jornalismo não combina muito comigo, quero cursa outras coisas que ainda não sei, mas, esse post vai ajuda um tanto para algumas blogueiras que quer cursar jornalismo. Karla Gisella, do blog Karla com K

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. EU acho esse curso muuuuuuuuuuuuito legal Alexia, pena que eu não tenho esse "dom" do jornalismo haha. Achei bem legal e interessante, eu to pensando em fazer algo relacionado a area de exatas e tal!
    Beijao

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design