1 2 3 4

Resenha: Insurgente (Divergente #2)


Atenção: Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro, se você não leu Divergente ainda, clique aqui e leia a minha resenha do primeiro livro.  
Sinopse: Uma escolha pode lhe transformar—ou lhe destruir. Mas cada escolha tem consequências, e à medida que inquietação surge nas facções ao redor dela, Tris Prior  precisa continuar tentando salvar aqueles que ama—e a si mesma—enquanto luta com questões assombradoras de luto e perdão, identidade e lealdade, política e amor.  O dia da iniciação de Tris deveria ter sido marcado pela celebração e vitória com sua facção escolhida; ao invés disso, o dia terminou com horrores indescritíveis. Guerra agora paira à medida que conflitos entre as facções e suas ideologias crescem. E, em tempos de guerra, lados precisam ser escolhidos, segredos serão revelados, e escolhas se tornarão ainda mais irrevogáveis—e ainda mais poderosas.  
Autora: Veronica Roth   Editora: Rocco   Ano: 2013   Páginas: 509   Nota: 4/5

Insurgente é o segundo livro da trilogia distópica criada pela Veronica Roth, Divergente. Uma guerra está começando a transformar toda a sociedade e está começando a dividir as facções, e cada um tem que começar a escolher de qual lado irá ficar.

Tris está cada vez amadurecendo, nesse livro ela começa a ter um grande desenvolvimento na história, sua personalidade está ficando mais forte e ao mesmo tempo ela tem que conseguir lidar com todas suas fraquezas. Enquanto ela tenta se recuperar do luto e de todas as memórias que lhe assombram, ela também tem que tomar decisões que podem mudar completamente a sua vida e toda a história.


A forma como a Tris se desenvolve é incrível. A autora conseguiu transmitir todos os lados da personalidade dela, o erudito, o destemido e o altruísta. A Tris está mais madura e começa a tomar decisões, claro que muitas vezes impulsivas, mas é isso que movimenta toda a história. O romance dela com Tobias também está ficando mais forte, e em meio a guerra eles começam a sofrer uma crise na relação também, percebi como a Veronica conseguiu abordar isso, o medo que eles tinham de perder um ao outro devido ao momento em que estavam. Porém, senti falta de partes mais românticas entre eles, claro que foi totalmente compreensível, já que eles estavam em uma guerra.

Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva.

O mais interessante do livro foi ver como a autora abordou sentimentos tão profundos. Como o luto da Tris pelos seus pais, a culpa pelo que aconteceu a Will, e como ela tenta buscar o perdão das pessoas que ela afetou com as atitudes tomadas. No final também lidamos com duas grandes traições e o medo. São sentimentos que a Tris tenta reprimir e não demonstrar, e nós conseguimos sentir sua aflição ao tentar esconder tudo isso e ser forte. O livro transmite muitas emoções e os personagens conseguem emocionar.

Esse livro conseguiu responder uma grande duvida minha, que era sobre as outras facções e também sobre os sem facções que não ganham tanto destaque no primeiro livro, mas que no segundo começam a ter um papel muito importante. Conhecemos mais sobre a Amizade e Franqueza e e a importância real delas.

Em meio ao conflito externo e a grande guerra que está se formando, eu consegui me perder bastante. Achei a história um pouco confusa e muitas vezes ficava me perguntando como e porquê aquilo tava acontecendo, de onde tinha surgido certas decisões. Muitos personagens novos também surgem no livro e eles ganham um grande destaque, o que me deixou um pouco mais confusa. Acredito que no terceiro livro eu consiga responder algumas duvidas que surgiu enquanto eu lia Insurgente.

Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos serão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas às vezes decide confiar nelas.

O livro é intenso, lida com uma situação forte, sentimentos fortes, relações que podem ser destruídas e muitas decisões. Me tirou o folego e me confundiu um pouco, a Veronica conseguiu amadurecer os personagens e principalmente, conseguiu transmitir melhor os sentimentos deles e fez com que eu conseguisse me sentir mais próxima deles, me fez entrar mesmo na história. Foi uma ótima leitura, um pouco confusa, mas que me conquistou, não tanto quanto Divergente, mas que conseguiu me prender e me causar vários sentimentos.

9 comentários:

  1. Não li a trilogia ainda, mas todos elogiam a saga. Otima resenha me deu mais vontade de ler, pena que nao comprei ainda os livros.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Tô louca pra ler a trilogia, e cada vez que eu leio uma resenha eu fico com mais vontade ainda de ler, porém tenho que adquirir os livros :(
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou MORRENDO de vontade de ler a coleção inteira!!! Todos elogiam, e assim me faz ficar com vontade mesmo...
    Quero ver o filme também <3

    Beijos.
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  4. Não foi um dos meus livros favoritos da série, mas foi o que me deixou mais desesperada até agora. Primeiro porque você acaba vendo um lado do Quatro que não foi mostrado no primeiro livro, e outros personagens ganham um pouco mais de destaque, o que é bem relevante pra história. Ainda não li o terceiro livro, mas recebi alguns spoilers que estão me matando ><"

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez não li a resenha por querer ler a série, embora ainda não tenha decidido totalmente o que fazer em relação á isso... Essa "confusão" que tenho em decidir comprar ou não comprar esses livros vem devido á vários fatores: não sei se irei gostar da leitura; tenho medo de me arrepender; o preço não é tão versátil, sendo que, no lugar desses três livros, poderia comprar uns cinco em promoção e etc... Mas acontece que, sempre que leio a sinopse e a opinião daqueles que leram o livro, acabo-me por convencida. Foi o que aconteceu quando li (trechos da) sua resenha, agora basta pensar um pouco e ver se eu realmente irei comprar tais livros. Talvez antes da compra, eu decida assistir ao filme Divergente para enfim encerrar a questão. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, se você gosta de distopias com certeza vai ser um livro que vale a pena, ele tem uma narrativa bem leve e fácil e a história é realmente ótima! Nessa semana eu vi a livraria saraiva online com um preço bem bacana para os livros, fica de olho por lá ;) Beijos!

      Excluir
  6. Nunca li Divergente,porque nunca ninguém havia me despertado a curiosidade de ler, mas agora com a sua Resenha eu fiquei SUPER tentada em ler. Adorei!!!
    Aliás, estava passeando pela blogsfera (sou nova por aqui) e me apaixonei pelo seu blog. Inclusive já estou seguindo! Beijos

    http://dosvinteadiante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sou louca pra ler a trilogia Divergente, mas na minha cidade não tem nenhuma livraria (socorro!) A resenha só me deixou mais louca pra ler ainda!
    beijão,
    delicadacomoumcacto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito acostumada a ler esse tipo de livro,já sou mais romanticasinha,mas estou tentando mudar um pouco haha
    Beijos Blog Hora do Chá

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design