1 2 3 4

5 Coisas que você precisa saber antes de criar um blog


Ultimamente algumas meninas que estão inciando agora com o blog estão me pedindo ajuda e dicas para seus blogs. Eu estou preparando um post enorme, com várias dicas e passos, mas ainda falta muita coisa e eu só estou me lembrando do que falar aos poucos, por isso decidi unir algumas coisas que as blogueiras iniciantes, que querem começar ou começaram agora, precisam saber para se preparar antes de cair de vez nesse mundo da blogosfera. 

Uma andorinha só não faz verão
Acho que essa frase nunca fez tanto sentido em minha vida! E acredito que em nenhuma parte de sua vida você consegue crescer sozinha. Sempre precisamos da ajuda do outro e claro que o outro também precisará de nós. Se não fosse as amigas que fiz por causa do blog, acho que eu nem estava postando aqui ainda. 

Criticas sempre vão surgir 
Sou do tipo de pessoa que não sabe lidar com críticas, portanto acabei sofrendo quando elas começaram a vir. Hoje eu vejo que tudo que você for fazer você sempre vai ser criticado por um ou outro. Não seja pretensiosa ao ponto de não ouvir ninguém. O ideal é que você saiba distinguir uma crítica de alguém que quer te dar uma ajuda daquela que só quer te colocar para baixo para se sentir mais em cima. E sempre escute e tente melhorar, e lembre-se que todo mundo erra. 

A única coisa que cai do céu é chuva
Criar um blog achando que vai virar rica da noite para o dia é ilusão. E como toda ilusão: você vai acabar quebrando a cara. Um blog precisa de dedicação, organização, e claro, amor pelo que você faz, fala, escreve. Sem amor, sem dedicação, você vai acabar desistindo logo. E as coisas demoram muuuito para vim, ao não ser que você seja a bff dá Bruna Vieira e ela lhe ajude a divulgar seu blog, caso contrário amiga, não vai dar certo tanto de inicio. 

Quanto mais você ler, melhor irá escrever
Com certeza você já deve ter escutado isso de sua professora de Português em uma das aulas de incentivo à leitura. E acredite, é verdade. Não estou falando de ler livros mesmo, se você não gosta, não precisa ler. Acontece que quando você começa um blog você tem que passar a ler outros, através disso além de ver melhor como os outros escrevem você irá escrever melhor. E quanto mais você escreve, melhor escreve. Não vai começar a escrever igual um Machado de Assis ou Clarice Lispector da noite para o dia. Tenha calma. 

Seguidores e leitores são coisas diferentes
Sim! Sabe aquela famosa troca de seguidores? Pois é, ela é um exemplo perfeito disso. Eu sou contra ela por motivos de que quem te segue, só vai ver seu blog uma única vez e nunca mais vai voltar (pode até acontecer, mas é muito raro), então não são leitores, eles apenas estou lá contando como mais um, apenas um enfeite no seu mídia kit. Leitores te seguem, acompanham, comentam opinando, leem os posts e etc. Viu a diferença? Conquiste pessoas, não números. 

Ei, gostou do post? Então não esqueça de curtir ele e divulgar no face, twitter e/ou dar um pin nas imagens! Isso é muito importante para mim e para o crescimento do blog, assim mais pessoas poderão ver ele. Deixe também seu comentário para que eu possa saber o que estão achando do post <3 Obrigada pela visita, carinho e atenção.

29 comentários:

  1. Gostei muito das dicas, com certeza vai ajudar muito as iniciantes de plantão
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Aléxia, suas dicas vão ajudar bastante as iniciantes e quem ainda tem dúvidas sobre a blogosfera. Super beijo!
    Blog | Fan page | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Gostei das suas dicas! Acredito que muitos blogueiros ficam desesperados no começo, divulgando em todos os cantos, achando que assim vão atrair leitores. Acabam fazendo mais spam do que conseguindo visitas.
    Também fiz um post meio longo sobre o assunto para o meu blog.
    Abraços

    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas,você leva jeito hein??!! Rsrs... (Posso lhe dar uma crítica construtiva?? Bom,acho que esses "gifs" tiram um pouco da concentração na hora de ler,não coloque tantos...Bom mais o resto ficou tudo ótimo,adoro seu blog... Parabéns!!) Beijos ♥

    http://garotarudeduas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostooou <3 Então, é muuuito, mais muuuito raro mesmo eu usar gifs, só nesse caso que eu achei quero gif combinava muito com o que tava escrito, rs. Fico muito feliz mesmo que esteja gostando do blog ♥ Beijocas.

      Excluir
  5. Adorei as dicas e, em relação a leitores e seguidores eu concordo plenamente. Claro que, eu sempre dou aquela divulgada e peço pra quem gostar curtir a page ou seguir o blog, mas eu gosto mesmo é de leitores fiéis e que sempre comentam. Eu tenho poucos pois comecei agora, mas já me sinto muito feliz em ter algum.

    http://leituradascinco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Você está certa! É bem por aí mesmo! Críticas construtivas é diferente de destrutivas. Eu até sei lidar com as construtivas, mas as destrutivas...
    É chato quando a blogueira só quer saber de parceria e para isso, tem que pedir para seguir, aumentando os números de seguidores. Isso não é um trabalho sério e bem feito.

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Aléxia , Te indiquei em uma tag se poder fazer agradeço!!
    http://blog-lucia-f-lopes.blogspot.com.br/2014/08/tag-conhecendo-blogueira.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! São bastante importantes para aqueles que acham que fazer um blog é fácil e simples. Agora você podia dar dicas de divulgação e de como ter mais criatividade.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda to procurando como ter mais criatividade, Karla, haha. Esse é o problema que toda blogueira passa, rs. Em breve sai o post de divulgação, beijocas!

      Excluir
  9. Nossa você me ajudou uma vez e agora de novo. Dicas que estão a notadinha em meu Caderno.

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas, Aléxia. É bom saber que estou no caminho certo <3
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Você disse tudo que precisava ser dito! Ser blogueira é mais do que escrever qualquer coisa, é gostar de escrever e gostar do que faz.
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Alé amei o poste dicas incríveis como gostaria de ter lidos elas antes de começa o meu blog. Como você mesma disse para que um blog venha crescer e ter sucesso precisa ter muita dedicação e atenção, carinho, amor pelo que se faz. Como eu não sou bff da Bruna Vieira aquela linda o que mim resta é me esfossa e da o meu máximo sempre. Obrigado pelo poste maravilhoso amei minha flor :3 Sucesso
    http://bloggarotodeestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,.. adorei as dicas! Queria só saber uma coisa.. onde você edita as fotos do blog? Como coloca essa bolinha e tal? Obrigada!
    http://suyane-carvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Falou e disse. O post tá maravilhoso e eu concordo com tudo. Vou até mandar esse post pra algumas pessoas, que vem me perguntar coisas a respeito disso. E a blogosfera realmente também me trouxe amigas LINDAS!

    Beijooooooooos <3
    www.carolneumann.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que booom que gostou Carol <333 Obrigada por ajudar, vai ser ótimo se você passar, hehe. Beijocas linda!

      Excluir
  15. Oi, Aléxia!

    Muito legal o seu post! Gostei muito das dicas e acredito que elas vão ajudar vários blogueiros que estão começando. ;)

    Beijão!

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. você está certa em tudo, principalmente na parte dos seguidores :) amei o blog, beijinhos e fique com Deus

    senhoritadeallstar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Isso mesmo! Levanto da cadeira e bato palmas pra você. Falou tudo o que blogueiras iniciantes precisam saber, as 5 coisas mais básicas de todas. Onde clica pra compartilhar? Preciso que muitas pessoas vejam. Sério. Conheço pessoas que criam blogs só por criar ou pensando já no lucro, tudo errado.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que lindo, fico tão feliz por ter gostado Thami! Pode compartilhar ali em baixo, haha. Realmente, hoje em dia todo mundo quer as coisas de "mão beijada", como diz minha mãe! Beijaaaao!

      Excluir
  18. Oi Aléxia é a minha primeira vez aqui e estou adorando seu blog! As dicas são boas. Queria ler um post seu sobre a divulgação. Como você fez? Quais suas dicas?

    Obrigada. Beijos, Thamara
    www.thamaralaila.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando Thamara. Então, eu divulgo nas redes sociais, em breve irei fazer um post bem explicadinho com várias dicas *-* Fique de olho, beijocas.

      Excluir
    2. Pode deixar, vou ficar de olho sim :)

      Beijos

      Excluir
  19. Perfeitas,eu penso da mesma forma que você,principalmente com o quesito criar blog pra ficar rica,vamos parar né?!Acho q com esse pensamento nada flui,você apenas se frustra não é?!Bjo!
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
  20. Cheguei, justamente, ao seu blog por uma indicação de outra leitora e simplesmente estou encantada pelo conteúdo. Tenho blog a 5 anos e, realmente, só comecei a ver frutos quando comecei a trabalhar e me dedicar para ele e não tocar apenas como um hobby.

    http://entrebatonsecafes.com

    ResponderExcluir
  21. Aprendi com meus próprios erros, tinha 1.700 seguidores no antigo blog e sabe quantas pessoas realmente gostavam do meu blog? uma ou duas, estavam lá de enfeite, criei outro a dois meses e cara sou muito mais alegre e completa, hoje sei que cada 2,3 likes são por que gostaram do meu blog ou de mim, sério não tem preço que pague. Leva tempo? sim muito, mais a recompença é muito maior para uma pessoa que se dedica no conteúdo e divulgação e não para quem troca 20,30 seguidores por dia! beijos garota.
    naiarisses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Sempre gosto de ler dicas para blogueiras, mesmo já tendo meu blog a mais de 4 anos. Ultimamente ele está parado, já que estou agora tentando não reprovar na faculdade e tentando decidir se tranco a matrícula ou não, visto que ano que vem minha família ganhará mais um integrante que está crescendo dentro de mim <3 Achei as dicas super úteis e não apenas para quem quer começar ou está começando. Parabéns pelo blog.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas linda. Super concordo com todas! Amei o blog alias, parabens e muito sucesso!


    www.unijumi.com

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design