1 2 3 4

Mais livros nacionais, por favor!

Não é de hoje que a literatura brasileira está cada vez mais tomando espaço nas estantes dos leitores, nas resenhas dos blogueiros, nas prateleiras das livrarias e etc... Apesar desse aumento de livros brasileiros, muitas pessoas -que ainda não tiveram contato com um novo autor brasileiro- sentem um pouco de preconceito. Seja por conta desse preconceito que o próprio brasileiro tem com seu país, ou por se lembrar daquelas leituras arcaicas e "obrigatórias" que causam arrepio em muitos ainda. 

Sim, eu era assim. E graças a uma dica da minha professora, eu mudei completamente meu ponto de vista sobre as obras publicadas e passadas aqui, na nossa terrinha. Em 2012, logo quando eu comecei a ler mais, minha professora de português (Ludmila♥) me indicou um livro que até hoje é um dos meus preferidos. O livro é Fazendo Meu Filme, da Paula Pimenta. Eu estava só acostumada com os romances americanos, e senti um medo danado de pegar o livro e achar chato, afinal, o que o Brasil tem de bom que pode ser descrito no livro?. Triste pensamento. 

Imagem: Uh la la
Depois que eu li FMF, percebi que os livros brasileiros podem ser até melhores que os de outros países. Poucas histórias até hoje me cativaram como a história de amor do Léo e Fani, criada pela Paula. E foi a partir daí que eu comecei a me aventurar mais em histórias e autores nacionais. E já faz um bom tempo em que quero fazer esse post, finalmente consegui organizar tudo mentalmente e citar os motivos por eu ter tanto carinho pela nossa nova literatura:

Você conhece melhor os lugares, os costumes e gírias. Quando eu leio um livro de outro país, muitas vezes me sinto confusa com certas coisas, e apesar de ser muito legal ver essa diferença de cultura, também é muito bom quando você ler algo e você entende e se identifica. O que é muito mais fácil quando você mora no mesmo país (ou até na mesma cidade) da protagonista. 

Mais cultura para o país. Não é de hoje que todo o povo brasileiro anda insatisfeito com o Brasil e tudo que vem acontecendo. E poucas coisas ultimamente estão boas por aqui. E uma dessas poucas coisas são nossos autores nacionais. Quanto mais a gente ler livros do nosso próprio país, mais vamos contribuir para esse crescimento educacional. É lento, mas pode sim dar certo! 

Você pode conhecer melhor seu próprio país. Esse se parece um pouco com o primeiro tópico, mas é diferente. Conhecemos o Brasil como um todo, mas temos 5 regiões, 26 estados, e cada lugar tem seu costuma diferente, suas ruas, estilos de pessoas, casas e etc. É muito legal ver como nossa cultura é diversificada. E vamos combinar que a literatura é bem mais interessante que os livros de geografia, né? 

A escrita é igualmente boa. Como eu disse antes, depois que eu passei a ler livros nacionais percebi que tudo não passa de um mero preconceito nosso. O que faz o autor bom ou ruim é sua narrativa, a história, a forma que ela se desenrola, os personagens, a forma de descrever e esses detalhes, e não seu endereço.

Como não poderia ficar de fora, vou indicar para vocês alguns livros nacionais que eu já li, alguns são bem diferentes, tanto com histórias, como narrativa e estilo. 


Para você ler a sinopse, é só clicar em cima do nome do livro para ser direcionado a pagina dele no skoob, aliás, não deixe de me adicionar lá, ok? Continuando a lista, separei agora livros que eu estou quero muito ler, e que irei comprar em breve (pelo menos alguns).



E você? Lê livros nacionais, tem vontade de ler ou tem alguma opinião sobre o assunto? Argumente nos comentários e vamos trocar algumas ideias. Vou amar conversar com você! Não se esqueçam de que esse é apenas um post para demonstrar um pouco do meu amor pelos livros nacionais, de como eu entrei nisso e os motivos que me levaram a ficar cada vez mais encantada com a escrita brasileira. Espero que de certa forma influencie alguém a gostar de ler :) Um super beijo! 

Ps: Se quiserem posts com dicas de autores ou algo do tipo, falem, vai ser ótimo falar mais disso por aqui. 
Ei, gostou do post? Então não esqueça de curtir ele e divulgar no face, twitter e/ou dar um pin nas imagens! Isso é muito importante para mim e para o crescimento do blog, assim mais pessoas poderão ver ele. Deixe também seu comentário para que eu possa saber o que estão achando do post <3 Obrigada pela visita, carinho e atenção.

15 comentários:

  1. oi, aléxia. legal o post sobre autores nacionais. senti falta da babi dewet (conhece? autora da trilogia sábado à noite!) haha também tinha certo preconceito com a literatura juvenil brasileira, mas percebi que é bem mais legal ler uma história ambientada numa realidade muito mais próxima da minha do que criar um cenário completamente novo de um lugar que nunca estive.
    paula pimenta é uma das que mais gosto hoje, me identifiquei em diversas situações dos livros da série fazendo meu filme, relembrei momentos da adolescência. muito bom!

    beijos!
    apartamento 202

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Pois é, eu ia colocar um livro dela ali, mas só lembrei depois, rs. Nunca li nada dela, mas tenho muita vontade de ler! A Paula é incrível mesmo <3

      Excluir
  2. Aléxia, seu post ficou maravilhoso! Precisamos inventar mais os autores nacionais, caso contrário, só veremos escritores internacionais tendo seus livros publicados por aqui. Adoro livros internacionais, mas também sei apreciar obras nacionais.
    Parabéns pelo conteúdo! Ficou super interessante o seu texto e tenho certeza de que os autores devem ter se maravilhado por terem sido divulgados.
    Abraços!

    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler todos esses livros, principalmente os da Paula, da Bruna e da Carolina! Também queria muito ler os da Babi, parecem ser ótimos! Nunca li nenhum desses livros nacionais novos sabe? Mas espero ler logo! Adorei o post ♥
    Um super beijo <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Leio sim livros nacionais, mas não com a frequência desejada, mas é mais por receio! Desses, eu li o da Martha Medeiros e amei!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu post! Devemos incentivar as pessoas darem valor no nosso país! Ainda não li muitos livros nacionais mas notei que acabamos descobrindo bastante coisas sobre as cidades e etc. Adoro isso. ♥

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Aléxia, eu leio muito livro de contos e crônicas brasileiros. Mas, nunca li a série da Paula Pimenta. Bem bacana o seu post. Acho mesmo que as pessoas precisam ler mais livros da nossa terra!

    Abraços, Thamara
    www.thamaralaila.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu não gostava de livros nacionais, não. E quando a professora começava a falar de Literatura Brasileira na sala, então, quase dormia ZzzzZZZ. Foi procurando sozinha e vendo SOZINHA que peguei gosto, acho que passei um dia todo só procurando coisas relacionadas e agora AMO ler (principalmente os mais antigos, que caem em vestibular). Ahaha Bom incentivo, viu? ♥

    http://listadasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o texto. A literatura é uma das poucas coisas que o Brasil tem de bom, e precisamos conhecer mais um pouco dela, até porque nós também podemos virar escritores. Mas também precisamos de obras mais criativas.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Também não curtia muito a literatura brasileira, até ela ser obrigatória e eu me apaixonar. Se eu fico encantada pelos livros antigos, imagina com os novos? Nossos autores são muito ricos! E eu acabei de terminar o DVAQ! ♥
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu post, eu também tinha um certo preconceito com a literatura e também filmes nacionais, mas ultimamente eu estou gostando bastante, tantos dos filmes e dos livros e realmente tem umas boas vantagens, quando o livro é de fora eu sempre me perco quando citam ruas, cidades, pontos turísticos,.. Os nacionais são bem mais fáceis, fora o que você disse, que a gente conhece mais o Brasil. ♥

    Eu já li o "De Volta aos Quinze" e é bem legal, estou querendo ler agora o "De volta aos Sonhos" e o "Não se apega, Não".

    Beijoss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  11. Desses ai eu só li uma, mais quero ler 5 que está nessa lista, pois parecem ser bons.
    Tem um desses livros que nunca tinha escutado falar que é confissões online.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que temos sim muitos autores Brasileiros bons e historias incríveis, mas acho um pouquinho caro e sempre acabo comprando livros de autores internacionais.
    Mas morro de vontade de ler Fazendo meu Filme e Depois dos Quinzes.
    Beijos
    http://nomundodajale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sou apaixonada por literatura brasileira <3 Comecei ao contrário, me apaixonei pela literatura quase arcaica e a neoclássica, num misto de Jorge Amado e Graciliano Ramos, para a partir de então ler Paula Pimenta (Apaixonada por palavras), apesar de não ter tido a chance de ler essa série que você indicou. E hoje eu leio Fabricio Carpinejar e Martha Medeiros e a cada dia eu compro mais e mais livros brasileiros <3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  14. Ei Alexia. Amei o post sobre livros nacionais. Mas a vida é tão corrida que a gente acaba nem tendo tempo né? Super triste. Eu amo ler e por causa do tempo corrido acabo interrompendo a leitura no meio. Fiz um supe fofo marca página de coração pra me ajudar. Quer aprender tbm? Então vem ver!


    Bárbara Priscy
    Blog
    Fan Page
    Facebook
    Instagran

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design