1 2 3 4

Entrevista com Yohana Sanfer, autora de "Da Boca pra Dentro"

Entrevista com Yohana Sanfer, autora de "Da Boca pra Dentro"
Quem me conhece ou acompanha o blog sabe que eu sou apaixonada por livros de escritores brasileiros, isso porque eu acredito que se tem uma coisa em que o Brasil não deixa a desejar é a literatura. Em março eu fechei uma parceria com a escritora Yohana Sanfer, e seu livro, Da Boca pra Dentro, me conquistou totalmente, é tanto que eu sempre falo dele aqui no blog. Na época em mandei umas perguntas para a Yohana e agora obtive a resposta, e acho que é super válido eu divulgar essa entrevista aqui para vocês conhecerem não só o livro dela, mas ela em si, que é uma pessoa incrivel! 


1. O livro "Da boca pra dentro" é seu livro de estreia. Conta para a gente como foi a sensação de publicar o primeiro livro. 
A sensação foi a de realizar um grande sonho! Não apenas desses que se cultiva uma vida inteira, mas de sabê-lo grandioso mesmo, pelo significado bonito que ele tem pra mim.

2. Você sempre gostou de escrever ou essa foi uma paixão adquirida que algum tempo para cá? Quando foi que você viu que já estava preparada para se lançar no mercado literário? 
Sempre adorei escrever! Desde pequena escrevia cartas, gostava de fazer redações, tinha diários e na adolescência fiz muitas amizades através de correspondências, o que me permitia escrever todos os dias para pessoas de todo canto do mundo. Depois no blog Papel, Palavra, Coração e nas redes sociais eu descobri que podia dar vida aos sentimentos através da escrita e então, com o incentivo dos meus seguidores e amigos, surgiu a coragem para publicar o livro. Não sei se estava pronta para o mercado literário, apenas encarei o desafio e fui. Mas o retorno do público tem sido bem gratificante!

3. Você tem bloqueios criativos? Se sim, o que você faz quando eles surgem?
Tenho sim e não tento lutar contar eles. Acho que o bloqueio é natural e seu período varia de acordo com a rotina da vida. Normalmente deixo passar até a inspiração surgir novamente. A escrita pra mim, tem que ser prazerosa.

4. Quanto tempo você demorou para escrever seu livro e quais foram os "obstáculos"? 
Não tive muitos obstáculos. Reuni no Da boca pra dentro muitos textos que eu já tinha no blog e alguns inéditos. Depois de oito meses de organização, pesquisei editoras e fechei contrato com a Vermelho marinho, com uma publicação independente.

Entrevista com Yohana Sanfer, autora de "Da Boca pra Dentro"
5. Sua escrita sempre carrega bastante poesia e inspira a todos que leem. E você, se inspira em algo na hora de escrever? Se sim, em quê? 
A vida é a minha grande inspiração. Tudo que ela nos permite enxergar, sentir, querer, imaginar, sonhar. Gosto de colocar sentimento em tudo, seja ele qual for. Acho que é por isso que muito as pessoas se identificam e eu adoro quando isso acontece!

6. Ultimamente o mercado nacional vem crescendo bastante, o que é bastante inspirador para quem quer ser escritor(a) ou sempre sonhou em lançar um livro. Da atualidade, quem são seus escritores Brasileiros preferidos? 
Sem dúvida este crescimento é maravilhoso! Tanto para os autores quanto para os leitores que, a cada dia, descobrem mais da nossa literatura!
Sou fã dos escritos da Martha Medeiros.

7. E quais seus livros preferidos? 
São muitos! Mas dos que li nos últimos tempos, destaco "As cem melhores crônicas brasileiras", de Joaquim Ferreira dos santos. O livro reúne crônicas de diferentes épocas, estilos e autores, como Fernando Sabino, João Ubaldo Ribeiro, Clarice Lispector, Pulo Mendes Campos, Lygia Fagundes Telles, entre outros.

Entrevista com Yohana Sanfer, autora de "Da Boca pra Dentro"
8. O que gosta de fazer no tempo livre?
Gosto de ler despretensiosamente, ouvir música num bom volume e cozinhar novas receitas.

9. Imagino que no Brasil seja bem difícil publicar um livro, desde a hora de escrever até na hora de achar uma editora. Como foi esse processo?
Não são poucas as dificuldades, mas o incentivo vindo dos leitores ajudou muito, me deu a coragem que eu precisa para encarar o desafio. Sabia que não seria fácil então não esperei que uma editora me descobrisse. Saí em busca de uma editora que topasse a autopublicação  fechei com a Vermelho Marinho, que desenvolveu meu livro da maneira que eu idealizei.

10. Assim que li seu livro, fiquei morrendo de vontade de ler mais crônicas sua. Você pretende lançar um próximo livro? Se sim, pode falar um pouco sobre esse próximo projeto para nós? 
Sim, pretendo lançar meu segundo livro ainda no primeiro semestre de 2015. Será outro livro de crônicas e falará das experiências que atravessamos na vida. Dos desafios e das transformações que se passam por dentro e acerca de nós.

11. Bom Yohana, nossa entrevista está chegando ao fim. Gostaria de lhe agradecer pela participação e pedir uma última coisinha: uma dica para quem sonha em ser escritora. 
Agradeço pelo carinho de sempre e por acreditar também no meu palavrear! Ser escritor pra mim, não é apenas escrever ou publicar um livro. É mais que isso. Então minha dica é bem simples: acredite! Acredite no que você faz e no que você pode fazer. Esse é o primeiro passo para encarar os desafios que vêm depois da publicação: divulgar, estudar e investir tempo, suor e dinheiro! O feedback satisfeito dos leitores é a grande recompensa!

Foi ótimo fazer essa entrevista, eu adorei as respostas da Yohana, eu sempre acompanho ela porque realmente foi uma escritora que me conquistou e além de tudo ela é super simples e gente boa, sempre me responde e eu realmente acredito que ela vai bombar bastante com seus livros. Ah e ela também tem uma livraria virtual só para escritores nacionais, dá uma conferida: Sanfer Livros.

5 comentários:

  1. Também gosto demais de literatura nacional e creio que o diferencial dos autores daqui é que eles são tão mais acessíveis e atenciosos.
    E é bom saber que ela também tem esses bloqueios criativos haha, eu tinha mania de achar que esses autores seguravam na caneta iam escrevendo de uma vez e não paravam mais.. Bloqueios e falta de tempo foram alguns dos motivos que me fizeram parar com a ideia de escrever um livro.
    Adorei a entrevista (:

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Literatura Brasileira é magnífica, desde os clássicos até os do dia de hoje! Que bom que o nosso mercado nessa área está crescendo cada dia vez mais, é tão gratificante ver pessoas conquistando seu espaço assim nas estantes de leitores! Adorei as respostas da Yohana, e fiquei bastante curiosa pra ler seu livro ♥
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia ela, e não conhecia o livro dela, mas ela pareceu tão legal e simpática que eu vou procurar saber sobre o livro dela.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista, ótimo saber que ela pretende lançar mais um. Terminei de ler Da Boa Pra Dentro ontem e estou apaixonada por ele.
    Beijos

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É muito legal ver que o mercado de literatura tem crescido bastante ultimamente. Acho que isso incentiva muito as pessoas que tem isso como um sonho, a correr atrás. Ela é muito simpatica, e acho que vou dar uma olhada na sua resenha pra agora conhecer um pouco do livro dela rs.
    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design