1 2 3 4

Dicas para quem gosta de escrever

Um dos meus maiores medos quando eu comecei a trabalhar no Blog do Virou Casamento era que eu travasse e não conseguisse escrever, já que era comum eu ter muitas crises de falta de inspiração (famoso bloqueio criativo). Para minha surpresa eu não tive nenhum bloqueio, e muito pelo contrário, cada vez mais eu consigo escrever as publicações mais rápido e minhas ideias se desenvolvem com muito mais facilidade. 

Toda blogueira passa pelos dias em que a vontade de escrever, de falar com o leitor é enorme, porém a mente não quer colaborar e parece que não sai nenhuma ideia que preste. Isso acontecia muito comigo aqui no blog, mas depois que eu comecei a trabalhar desenvolvendo artigos eu aprendi que é muito mais fácil você escrever quando já tem em mente o que vai falar. Vou explicar. No blog do VC eu falo sobre casamentos, aqui no MQI eu falo mais sobre livros e coisas da minha vida. Quando você escolhe um tema, abre muitas opções sobre o que falar, portanto defina assuntos para o seu blog, e escolha aqueles que você tem mais afinidade e sabe falar melhor. 

Para escrever mais rápido eu só tenho uma dica: prática. Sério. Quanto mais você escreve, mais você vai pegando o jeito e vai escrevendo. Já faz meses que eu estou escrevendo no VC, antes eu gastava quase uma hora para fazer um post simples, hoje eu gasto 15 minutos e olhe lá. Isso é porque seu cérebro vai se acostumando e você vai conseguindo desenvolver as tarefas com mais agilidade e facilidade. Mas calma! Não adianta ficar colocando pressão. É um processo e você tem que ir com calma, seguindo seu ritmo. 

Ler ajuda não só a escrever melhor como também ajuda na criatividade. Quanto mais você visita blogs sobre o assunto que você fala mais ideias vão surgindo. Além disso você vai vendo diferentes formas de falar sobre determinado assunto e isso ajuda bastante você a criar sua identidade ao escrever. Portanto, leia! Blogs, revistas, livros. Quanto mais você se inteirar do assunto, melhor. 

Ter um bom ambiente para escrever é ainda melhor. Confesso que meu ambiente onde eu desenvolvo os posts é o básico do básico, já que o meu pc fica na sala (af), mas em breve eu irei mudar ele para meu quarto e poderei fazer alterações no local. E, apesar de eu digitar tudo aqui, a maioria das ideias surgem quando eu estou no quarto, que é um ambiente mais aconchegante. 

Ouvir músicas pode te ajudar como também pode te atrapalhar. Antes eu não conseguia ouvir música enquanto escrevia, depois eu passei a ouvir só músicas instrumentais (violoncelo, piano e etc) e depois voltei as musicas com letras. O ideal é que você não saiba a letra, assim não ficará prestando atenção. Isso é algo que pode mudar de pessoa para pessoa. Para mim funcionou bastante. 

Sei que não sou expert nesse assunto, muito pelo contrário! Ainda tenho muito que aprender. Mas essas são dicas que deram certo para mim e eu acredito que pode ajudar alguém também. Espero que tenham gostado. Beijocas. 

29 comentários:

  1. oiiii. Vi o link desta postagem no face e vim conferir. Essas dicas são sempre legais. E a prática é mesmo fundamental. Ultimamente eu ando é sem espaço para postar tantas ideias, hehhehehhe. Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito lindo, gosto de blogs com posts de textos e gostei da dica!

    Http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Ótimo domingo um beijo!! <3

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Aleeeeeeeeeeeex ♥ (posso te chamar assim? UEHUHEUHE) Tuuuudo bem, linda? Aaah, sabe que eu também tinha esse medo? Afinal, todos nós, blogueiros, sofremos às vezes do famoso bloqueio criativo, infelizmente é inevitável :c Mas que bom que você tá conseguindo escrever normalmente! Adoooro ler seus posts, haha! Aliás, passa o link do VC? Hahaha, realmente, concordo contigo! Quando se tem um assunto focal no blog, fica bem mais fácil de falar a respeito, sua mente se abre mais facilmente! Aaaah, eu escrevo rápido, UHEUHEHUE! Tipo, sem zoação, escrevo sem olhar no teclado! Se quiser, gravo um vídeo pra provar, hahaha! Isto vem mesmo da prática ♥ Ler e visitar blogs ajuda demaaaais da conta! Às vezes, quando estou sem criatividade, visito meus blogs prediletos e lá minhas ideias vão surgindo! Calma, não copio posts, hahaha! :3 Ter um bom ambiente também conta muito! Eu escrevo no meu quarto, até porque só tenho um computador e não tenho notebook, UHEUHE!

    Não é expert? Olha, acho que é, hein? Hahaha, você escreve suuuuuuuuper bem, amooo ler seus posts! *uu* Aah, e me passa o link do VC? <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiii Ju! Claro que pode me chamar assim, heheh. Tudo ótimo comigo e com você? *---* Realmente, é inevitável, rs. O link do VC é esse aqui: http://blog.viroucasamento.com.br/ esqueci de colocar no post, rsrs. Às vezes eu demoro para escrever os posts aqui do blog, mas às vezes eu escrevo mega rápido também, minha mãe chega fica assustada kkkk. Você é uma linda, obrigada por todo esse carinho ♥♥ Fico tãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao feliz em saber que curte os posts e ama o blog, também adoro tudo que você escreve! Beijoooooooooooos.

      Excluir
  4. Aléxia!
    Adorei o post, isso funciona tanto pra post, quanto no meu caso pro trabalho também, quando tem que usar a criatividade a gente tem que pegar no "tranco" e depois que acostuma é assim mesmo, vai fluindo com maior facilidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Legal suas dicas , realmente tem vez que dá o bloqueio é junto a vontade de largar tudo .....obrigada por compartilhar sua experiencia conosco Beijuus

    ResponderExcluir
  6. Ter um bom ambiente pra escrever é a melhor das dicas, porque é dai que vem a inspiração e todas as ideias. Muito bom seu post! Adorei! E a câmera que eu uso é a Sony Cyber-shot DSC-W570.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Thami! Puxa, muito obrigada pela resposta, to em busca da câmera perfeita e barata hehe
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Adorei o post linda, parabens, ja virei fã. Um suprer beijo!

    www.unijumi.com

    ResponderExcluir
  8. Pura verdade suas dicas, um bom ambiente e uma boa música sempre ajuda a criar aquele clima agradável para escrever. Bom, quanto ao bloqueio é normal né? Só não podemos forçar a barra porque ai fica pior.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Dani, quanto mais a gente aperta para tentar postar, pior fica. O melhor é deixar fluir. Beijos!

      Excluir
  9. Que dicas incríveis menina *u* Adorei o texto e o post! ♥
    Um beijão <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sigo todas as dicas e notei que, depois que comecei a ler mais blogs, minha criatividade e facilidade em escrever melhorou bastante! :D
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as suas dicas Aléxia, eu também não conseguia escrever ouvindo música, agora consigo. haha \o/
    Eu demorava demais para escrever um post, hoje em dia com a prática eu consigo elaborar uma postagem mais rápido (ainda demora porque sou muito detalhista kkkk), praticar é uma das dicas mais importantes!!

    Beijos
    Fanpage | Instagram
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post! é isso mesmo, e outra: pesquisar sobre o assunto também é ótimo para desenvolver mais idéias e saber o que vai escrever.
    Ultimamente estava assim, super limitada, nenhuma idéia aparecia, aliás, eu tinha, mas não era aquela coisa.

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
  13. Gata, que post maravilhoso! Eu amei seu modo de escrita e realmente, essas dicas são fundamentais! Por ter muito assunto, acabamos sem ideias.
    Já amei o blog e vou indicar esse post no meu blog ^^

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas! Odeio bloqueios criativos, e sempre tenho eles. Bem, eu não sei a velocidade em que faço posts, deve ser uns vinte minutos, no máximo trinta. Eu até que escrevo bem para alguém que da minha idade que não lê ou escreve tanto.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  15. Sim, suas dicas valem muito para que nós como blogueiros(a) possamos aprender a criar cada vez mais post relevantes para nosso blog.
    E a forma de desenvolver post ouvindo musica eu próprio ja tentei dessa forma, mais como vc diz que tem que ser num idioma diferente para não entendermos as letras e nos atrapalhar na nossa escrita, tive que desligar para poder terminar o meu post. Bem ! Muito obrigado pela dica Aléxia, até a proxima.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito desse post ,é bem assim que acontece as vezes bloqueia ,mas as suas dicas são bem legais

    ResponderExcluir
  17. Adoro ouvir músicas, instrumentais ou não, sempre me dão muuuuita inspiração. E tens razão, guria, ler é muito bom e ajuda muuuuito.
    Hoje em dia, qualquer coisa que eu faço, e até mesmo uma conversa aleatória me dá inspiração para postar <3 o que me falta mesmo é o tempo, já que trabalho e estudo :(
    Amei o seu blog, tudo muito fofo aqui. Se quiser conhecer o meu vou ficar extremamente grata, é o www.hicultura.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas muito boa.

    beijinhos te espero no blog: http://heyraah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Alexia eu também tinha esse medo e também fui pegando pratica escrevendo mais, e minha mente foi se abrindo mais e lendo conheci mais palavras que eu posso usar no meu blog e em requisito a musica ela nunca me atrapalho na hora de escrever . Bjss Linda
    http://vale-da-lua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Muito legal a dica,acho que isso acontece com todas nós,já teve dia de eu ter as fotos e ficar parada na frente do pc sem noção do que escrever rsrrs....
    bejO que vou curiar outros posts^^
    http://jeesantosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Alê( se posso chamá-la assim!) Rsrs. Gostei do texto e das ideias contidas no mesmo. Sou amiga e colega de faculdade de Edna. Ela que me disse do seu blog! Curtir no facebok e passei por aqui! Parabéns, lindo blog! Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Nossa como seu blog é lindo, amei tudo aqui . Seu nome é tão bonito gosto muito desse nome Alexia hahha
    Eu amo escrever sempre me dei melhor com palavras escritas do que faladas kk' mas no blog as vezes falta mesmo o que falar penso "meu Deus o qe vou falar hoje" Mas depois qe começo.... kkk
    beijos seguindo aqui

    Blog -- Filha do Rei
    Larisse Desing

    ResponderExcluir
  23. No começo eu também demorava muuuuuito pra escrever!! Já hoje... hahaha
    http://www.polyannacardinot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu texto. Parabéns!

    Isso é de quanto mais se escreve mais fácil fica é bem vdd. Eu ando meio enferrujado, mas olha lá meu blog, agradeço! Http://vapordepanela.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design