1 2 3 4

Resenha: Cidade das Cinzas (Os Instrumentos Mortais #2), por Cassandra Clare

Resenha: Cidade das Cinzas

Atenção: Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro, se você não leu Cidade dos Ossos ainda, clique aqui e leia a minha resenha do primeiro livro.  

Resenha: Cidade das Cinzas Autora: Cassandra Clare 
Editora:  Galera Record
Ano: 2011   
Páginas: 404
Nota: 5/5
Sinopse: Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações. 

Cidade das Cinzas é o segundo livro da série Os Instrumentos Mortais, escrita pela Cassandra Clare. A história se passa logo depois de Valetim ter sumido e Clary e Jace irão precisar encontrá-lo, para assim poderem descobrir o que aconteceu com sua mãe. Ao mesmo tempo eles irão tentar desvendar mistérios de assassinatos dos membros do submundo e controlar os sentimentos que sentem um pelo outro.

“Não pense nele", disse para sim mesma. Mas ao se olhar no espelho, viu os olhos escurecerem e soube que o corpo se lembrava mesmo que a mente não quisesse.”

A série começa no primeiro livro sendo narrada em terceira pessoa, o que me chateou e eu não consegui entender o porquê de a autora ter narrado de tal forma. Cidade das Cinzas, obviamente, também é narrado em terceira pessoa e aí sim eu gostei e entendi. Os capítulos são mais longos, mas são bem divididos, e cada parte está falando de algum personagem, o mais interessante é que ao final de cada parte a autora deixa um grande suspense, que só será revelado quando o capitulo voltar para determinado personagem. É interessante, pois consegue prender a leitura, fazendo o leitor se prender no livro. Acredito que por isso a narração em terceira pessoa, para podermos saber o que estava acontecendo com todos. 

A história ficou mais aberta a outros personagens, principalmente Alec e sua sexualidade, assunto que quase não apareceu no primeiro livro e agora ganhou um destaque maior. Também aparecem novos personagens e que tem grande força na história. Um personagem que tomou ainda mais espaço na história, e confesso, no meu coração foi Simon, que deu várias reviravoltas na história e deixou o livro ainda mais interessante.

"Ele levantou os olhos para olhar para ela, e estranhamente ela se lembrou que quando tinha 4 anos e estava na praia, chorando porque o vento tinha vindo e desfeito o castelo que tinha construído. A mãe tinha dito que poderia fazer outro se ela quisesse, mas isso não impediu que chorasse, pois o que ela acreditava que era permanente não era permanente afinal, apenas feito de areia que desaparecia com a força do vento ou da água".

Uma coisa que talvez tenha me decepcionado foi o fato de Clary e Jace não terem evoluído e amadurecido, a meu ver, eles continuam os mesmos do primeiro livro, só que com uma tensão ainda maior e os sentimentos mais fortes e intensos, quesito que me fez derreter boa parte do livro e prender a respiração por várias páginas.

Com certeza essa leitura foi bem melhor do que a primeira, que se focou mais em apresentar esse universo de caçadores de sombras, demônios e membros do submundo. Cidade das Cinzas teve a história mais interessante, cheia de mistérios, e com um triangulo amoroso que quase fez meu coração de shipper Jace ceder.


"-Quase morri, sabia?
- Eu sei. Toda vez que você quase morre, eu quase morro também."

E novamente digo que: apesar de ter sido um livro incrível, ele não entrou na minha lista de favoritos. Por quê? Não faço ideia! Talvez seja que, apesar de ter me prendido, a leitura enrolou um pouco, e não gostei muito do meio do livro, apesar de ter amado seu começo e final. Sem contar o fato de eu ainda ter esperanças de que Clary e Jace não fossem irmãos, e novamente essa minha esperança virou frustração. Quem sabe no terceiro livro, né? 

13 comentários:

  1. Quero muito ler esse *u* Li o primeiro e ainda não consegui o segundo, mas adorei sua resenha e já estou super ansiosa para ler! ♥
    Um beijão <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã comprou o primeiro livro da saga e eu to morrendo de vontade de ler. Quero ler tudo!
    Beijos, Isa.

    www.heartofsunday.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Esse é com certeza um dos meus livros favoritos (é uma pena que não seja um seu), achei muito melhor que o primeiro, li em dois dias.
    Sobre o fato de Clary e Jace não terem evoluído, pode ficar tranquila que isso acontece mais pra frente!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  4. Oi Aléxia, um spoiler que vai te deixar feliz e vai querer me matar. Jace e Clary não são irmãos! Vai explicar direitinho no próximo livro hehehe Desculpe, mas eu tinha que falar. Enfim... Acho que esse amadurecimento entre os dois não aconteceu porque ainda tava tudo meio cedo, não dá para simplesmente seguir em frente com tudo o que aconteceu no primeiro livro. O final foi para mim agonizante. Todo aquele navio me deixou irritada, e não sei porque.
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se te dou um soco ou um abraço, hahaha. Mas eu imaginei isso por 1) a Imogen quando fala com o Jace da cicatriz no ombro 2) não seria bom que eles fossem irmãos, afinal muita gente, tipo eu, ia ficar desapontada.

      Excluir
  5. Amei a resenha! Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, mas com certeza quero lê-lo algum dia. Você escreve super bem, arrasando como sempre! :D
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou lendo esse livro e a Cassandra é ótima autora, porque consegue prender todo leitor que pega para ler a saga - instrumentos mortais. Adivinha, vou comprar o livro da saga até acabar rs.
    O lance do mistério que é o que mais adoro, ações por diversas vezes, acho que Clary e Jace não são irmãos, só que isso se for verdade será revelado em outros livros. Torço para os dois!

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são o amooooor da série, haha. Mas, como a Gabriela disse acima, eles realmente não são irmãos, até porque se fossem ia ficar chatinho :( As cenas de ação são perfeitas mesmo! Beijocas!

      Excluir
  7. Já escutei falar muito desse livro, mas ainda não parei para comprar e ler. Dica anotada! ;-)
    E muito obrigada pela visita. Seja bem-vinda sempre, viu? E parabéns pelo bloguito!
    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  8. Os Instrumentos Mortais é a minha segunda saga favorita -- só perdendo para Harry Potter -- por causa disso, o foco em vários personagens, o amadurecimento da escrita da autora -- que pra mim é IMPECÁVEL se comparada com as autoras de livros juvenis atuais --, e dos personagens de acordo com o procedimento da história, mas se eu fosse julgar os livros separadamente seria de 60% a 120%, pois o primeiro eu achei fraco, o segundo muito melhor, o terceiro bom demais e assim por diante. Aos poucos a saga me apaixonou cada vez mais e sim, os dois últimos ultrapassam o 100% na minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. Que pena que apesar de ser um livro ótimo ele tem algumas inconsistências e acabou não entrando pros seus favs :{ Mas parece legal de ler!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  10. Eu li o livro e também achei inconsistente.
    Eu senti falta de algumas coisas que pude observar em outros da série.
    Porém vale a pena ler :D
    Adorei o post e achei bem construtivo :D

    http://eoblushblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Parei de ler Os Instrumentos Mortais no terceiro livro, aí me aventurei agora em Anjo Mecânico. Ainda assim, esse segundo (Cidade de Cinzas) é o que eu menos gosto da série :/ Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

© Meninas Quase Invisíveis | Layout por A Design